Cresce número de idosos que viaja pelo Brasil e pelo mundo

Do início do ano até agora foram vendidos 145 mil pacotes para pessoas com mais de 60 anos, um recorde.

Nada como um passeio...

“Se pudesse, eu acredito que toda semana”, calcula a enfermeira Valdinete Paiva.

Os idosos nunca viajaram tanto. Do início do ano até agora foram vendidos 145 mil pacotes para pessoas com mais de 60 anos, um recorde. Bom para os aventureiros e também para a economia.

Só as operadoras cadastradas pelo Ministério do Turismo movimentam mais de R$ 130 milhões por ano para programar essas viagens especialmente para idosos. O Nordeste é o roteiro mais procurado. Muito movimento também na Serra Gaúcha e em Caldas Novas (GO).

“Praia, montanha, pode ser até um lugar perto de casa desde que eu veja pessoas que gostem de gente como eu gosto, que sejam comunicativas, eu já me sinto ótima”, explica a professora Ilza Alves.

Cenário de cartão-postal é bom demais. Mas muita gente não se contenta mais só com paisagens. Pensa que intercâmbio cultural é coisa de adolescente? É a nova moda entre os idosos.

“Fazer um curso extra de cultura italiana ou de gastronomia ou degustação de vinho ou se for um pouquinho mais radical até esquiar também, né?”, oferece o agente de viagem Eduardo Bodega.

O engenheiro Milton Vilela morou pertinho de Londres, em uma casa de família. Adorou a experiência e agora se prepara para viajar pela França: “Eu e minha mulher. Estou esperando ela terminar agora, ela está para se aposentar, quando ela se aposentar vamos os dois”

Os números do Ministério do Turismo confirmam o aumento de viagens nacionais de idosos. No ano passado, as agências venderam a eles 180 mil pacotes. Neste ano, já foram quase 150 mil.

Além disso, é mais dinheiro no mercado. Os que têm mais experiência podem ser mais sofisticados. É o vinho no lugar da cerveja; o jantar em vez de fast-food. O concerto no lugar da balada; a excursão privada ou o carro alugado no lugar da mochila. Americanos do norte e europeus já descobriram a força desse grupo no turismo e cada vez mais buscam atrações para esse atraente cliente.