Grupo Folclórico Zambiapunga, no 45.º Festival Nacional do Fol­clore, Olimpia-SP


O Zambiapunga, manifestação folclórica que ocorre no Município de Nilo Peçanha, no Estado da Bahia, foi atração inédita, convidada pela comissão or­ga­nizadora, para apresentar durante o 45.º Festival Nacional do Fol­clore. De acordo com João Nor­berto Gianotto, Janotão, atualmente no cargo de diretor do Recinto de Exposições e Atividades Folclóricas Professor José Sant’an­na, se trata de “um grupo folclór­ico de beleza e raridade imensas, que levantou o público das arquibancadas”.

O Zambiapunga de Nilo Peçan­ha é uma manifestação atual da cultura popular baiana, cuja origem liga-se profundamente a aspectos culturais importados do continente negro. A manifestação é caracterizada pelo uso de búzios gigantes, enxadas e outras ferramentas agrícolas, que são tocados como instrumentos de percussão pelos componentes e caracteriza-se, ainda pela diversão das pessoas envolvidas, que saem durante a madrugada, com a finalidade de acordar a população com sons dos instrumentos. Um importante aspecto é a vestimenta elaborada com retalhos de panos e seda extremamente colorida.

Apresentam-se tradicionalmente ao alvorecer do dia 1º de novembro e se recolhem ao manhecer, quando o encanto se desfaz e os caretas do Zambiapunga retornam as condições de trabalhadores brasileiros as suas rotinas diárias. Orgulho do povo de Nilo Peçanha esse folguedo não possui mais relação com o divino, mas guarda uma magia que encanta a todos que presenciam este espetáculo.

Hoje, sua importância é refletida na participação do grupo em eventos internacionais realizados em Salvador e Rio de Janeiro, como a ECO 92 e PERCPAN, quando foi capa do New York Times, além de ser tema de diversos documentários e programas de TV como o Fantástico e Brasil Legal, Caretas e Zambiapunga, Caminhada Axé. Em 2003 esteve no Festival de Ritmos do Mundo em Marrocos e no Mercado Cultural em Salvador.

Fonte: Claudio Mendes, Produtor Cultural
Mais informações sobre o Grupo Fóclorico Zambiapunga