MTur participa do 2º Plano Nacional LGBT


Um dos segmentos priorizados pelo MTur, o público LGBT está em evidência até 2015


Brasília (DF) - O secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Paulo André, e o coordenador-geral de Segmentação, Wilken Souto, participaram nesta sexta-feira (6) de reunião com diversos órgãos do governo federal para discutir o 2º Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT 2012-2015. O encontro aconteceu na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e teve o objetivo de integrar as ações futuras do Executivo voltadas para o público de lésbicas, gays, bissexuais, travestis.
De dois em dois anos, o plano é lançado pela Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Presidência da República. O MTur faz parte do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos e é o responsável pela coordenação e implementação das ações turísticas para lésbicas, gays, bissexuais e travestis.
Segundo Paulo André, a cadeia produtiva do turismo deve estar atenta ao potencial deste segmento. “O público LGBT tem características diferenciadas e incrementam grande parte da atividade turística em produtos e serviços, rede hoteleira e com os gastos em geral devido ao alto poder aquisitivo”, afirma.
Na 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos LGBT, realizada em 2011, o MTur estipulou ações que farão parte do 2º Plano Nacional em 2012. Entre elas estão: posicionar o Brasil como uma referência para o segmento tanto no mercado nacional e internacional e sensibilizar gestores públicos e privados para a qualificação dos prestadores de serviços turísticos.
“Além disso, vamos produzir um estudo de demanda para conhecer melhor o público e apoiar eventos, programas e projetos que tenham como alvo o turista LGBT. Isso possibilitará que estados e municípios posicionem seus destinos turísticos no mercado com foco nesse segmento”, afirmou Paulo André.
Durante a reunião, estiveram presentes representantes dos ministérios da Cultura, do Desenvolvimento Agrário, Previdência Social, da Saúde e da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.
Extraído do site Ministério do Turismo