Sábado, 26 de Julho de 125

Meio milhão de turistas devem chegar a Salvador para o Carnaval

Thiago Pereira

Destaque nacional na área de turismo, a Bahia está prestes a atingir mais uma marca impressionante em número de visitantes. Se no início do ano os hotéis ficaram praticamente cheios, com turistas de todas as partes do globo terrestre, o carnaval promete ser de lotação máxima. De acordo com a previsão divulgada pela Secretaria de Turismo (Setur), mais de 500 mil turistas devem desembarcar em Salvador durante os seis dias da folia momesca. Em 2009, 494 mil visitantes estiveram na cidade, segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Os principais emissores de turistas para a Bahia neste período são dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. Do exterior, a maioria vem de países como Estados Unidos, Itália, Argentina, Portugal, Espanha e França.

Os visitantes do período de carnaval representam mais de 80% das pessoas que vêm para capital baiana em fevereiro. Por conta disso, somente a companhia aérea TAM vai colocar sete vôos extras de Belo Horizonte para Salvador durante o carnaval.

De acordo com informações do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Salvador e Litoral Norte, os meios de hospedagens devem ter ocupação máxima durante o período momesco e a procura por reservas é iniciada já no início do ano. Segundo o presidente do Sindihotéis, Silvio Pessoa, os estabelecimentos hoteleiros que ficam no circuito do carnaval já estão com 100% dos leitos reservados para a maior festa de rua do planeta.

O empresário também comemorou o desempenho do setor verificado em janeiro. “Vamos fechar o primeiro mês do ano com 95% de ocupação nos 22 maiores hotéis da cidade, o que está sendo muito bom para o turismo baiano”, avalia.

Silvio Pessoa creditou o bom momento do turismo baiano a um conjunto de fatores como a divulgação da pesquisa do Ministério do Turismo/ Vox Populi, onde a Bahia aparece como o destino preferido do brasileiro e a recente reportagem do jornal The New York Times, onde o estado foi apontado como um dos 31 destinos do mundo a ser visitado em 2010. “Outro aspecto importante foi a antecipação da campanha publicitária do governo estadual para atrair visitantes, assim como a expansão econômica das classes C e D”, conta.

O secretário de Turismo Domingos Leonelli também comemorou o desempenho do setor, mas já pensa no restante do primeiro semestre. “Estamos com um plano intenso para garantir a boa performance na taxa de ocupação. Em março teremos o Espicha Verão, em abril o Salão de Turismo e a Feira do Interior e em junho o São João da Bahia, que será trabalhado no Brasil e no exterior”, explica.

O Sul da Bahia também está em alta. Em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, a folia deve atrair 120 mil visitantes de outros pontos do Brasil e do mundo. Além dos atrativos naturais e das inúmeras opções de festas e agitos noturnos, a cidade oferece uma importante infraestrutura hoteleira. São mais de 40 mil leitos e 500 meios de hospedagem, desde os mais simples aos mais sofisticados.

Fonte: Tribuna da Bahia