Ponte Salvador-Itaparica será a nova rota rodoviária de entrada e saída da capital baiana

Projeto compreenderá o novo Vetor Oeste de expansão da Região Metropolitana de Salvador

O sistema viário será criado a partir da Via Expressa Baía de Todos os Santos (novo Km 0 da BR-242) e que alcançará, pelo mar, a Ilha de Itaparica, daí prosseguindo pelo continente. A ponte é só rodoviária em todos seus 12 km, com 8 pistas, das quais 2 exclusivas para cargas, um vão central estaiado de 560 m e 90 m de altura, mais 2 outros estaiados adjacentes de 285 m.

O custo estimado em R$ 2,5 bilhões prevê desembolsos de R$ 600 milhões anuais, cabendo 40% ao setor privado (R$ 250 milhões), R$ 300 milhões ao governo federal e R$ 100 milhões ao governo estadual. Também poderá ser desenvolvida uma combinação de modalidades de concessão que envolveria a construção, operação e manutenção do sistema.


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