Viagens com causa

Férias que conciliam lazer com aprendizado, voluntariado ou espiritualidade podem se tornar uma experiência transformadora

Edição: Celso Masson

ZANZIBAR
As águas cristalinas da ilha no leste da África atraem turistas que também trabalham como voluntários Apaisagem mostrada nesta página resume boa parte dos desejos de quem planeja sair em férias: uma canoa deslizando sobre águas transparentes, a promessa de sossego num paraíso tropical, nenhum compromisso a não ser o de aproveitar cada momento de lazer. Ainda que em cenários menos idílicos, férias costumavam ser sinônimo de descanso. Não é preciso ser assim. Muita gente tem aproveitado os dias em que é possível ficar longe do trabalho para empreender “viagens de conhecimento”. Nas páginas  a seguir reunimos 12 ideias para combinar viagens de férias com cursos, peregrinações de caráter espiritual e até experiências impossíveis de incluir no dia a dia, como pilotar três carros superesportivos numa só tarde. Mais que isso: o roteiro mostra que dá para incluir nas férias trabalho voluntário. E depois, claro, relaxar.

O guia de viagem para o turista esclarecido
Em todos os cantos do mundo – até a Antártica – há roteiros originais para enriquecer as férias

Velejar no Caribe? Pintar na Itália? Escalar uma montanha de gelo? Fazer o próprio vinho? O que esses e outros desejos têm em comum é que eles podem ser realizados durante as férias. Com tantas opções de lugares para conhecer no planeta, a escolha de um roteiro se torna ainda mais complexa quando ele é voltado para o conhecimento. O mapa ao lado pretende facilitar as escolhas, indicando se o roteiro é “espiritual”, de “experiência” ou “aprendizado”; se a recomendação é percorrê-lo sozinho, em casal, família ou grupo; e o que fazer em cada lugar. Nas páginas seguintes, reportagens detalham cada destino.


Click na figura para visualização maior