No dia do Turismólogo, 27 de setembro, será que realmente tem o que se comemorar?


Os profissionais do Turismo precisam analisar com cuidado o Projeto de Lei 6906/02, que regulamenta a profissão de turismólogo.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade e em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 6906/02, que regulamenta a profissão de turismólogo.
De acordo com a proposta, o exercício da profissão ficará reservado aos bacharéis em curso superior de Turismo ou Hotelaria e aos profissionais não-diplomados que comprovadamente já a desempenhem há pelo menos cinco anos, contados da data de publicação da lei. O diplomado em cursos equivalentes no exterior também poderá exercer a profissão no Brasil, desde que revalide seu diploma.

O projeto lista 18 atividades relacionadas à profissão de turismólogo, entre elas: organizar e dirigir estabelecimentos ligados ao turismo; coordenar a classificação de locais de interesse, visando ao adequado aproveitamento dos recursos naturais e culturais; formular propostas para o desenvolvimento do setor nos municípios, regiões e estados da Federação; criar e implantar roteiros; pesquisar informações sobre a demanda turística; e elaborar projetos de marketing na área.

Os turismólogos devem marcar mais presença, ter iniciativa e ir atrás. Para ter força junto ao setor privado é simples: competência e trabalho, já quanto ao setor público é mais complicado, isso significa que o turismólogo tem que ser um profissional versátil, se qualificar o quanto puder, porque assim exige o mercado!

E para finalizar, os turismólogos precisam ser mais organizados enquanto categoria, com o objetivo de conseguir melhorias em prol da classe. Não é atuando de forma isolada que esse profissional conseguirá sucesso.