As Fontes e as Políticas Públicas em Salvador- Ba Parte II

O atual estado de degradação das fontes evidencia a falta de planejamento e de ações voltadas para a recuperação e conservação de modo a assegurar a proteção desse produto histórico, bem como garantir seu uso e exploração para atual e futura geração.
Salvador é um dos grandes destinos turísticos do Brasil. Dentro do Turismo existem políticas públicas para festas populares a exemplo do Carnaval, Festa de Iemanjá, entre tantas outras, e, no relativo ao patrimônio edificado é grande a distância da efetividade dessas políticas. Se fossem feitos investimentos nesse campo, certamente mais um leque se abriria em relação ao turismo.

Podemos tomar como exemplo a Europa: Se dermos um giro pela referida localidade, vamos encontrar um quadro em que as fontes não são apenas preservadas pelo seu valor intrínseco, mas por constituirem, na sua presença, elementos de valorização e atração dos lugares, em que cada um conta sua história através de sua arquitetura e de seus mistérios.Exemplo disso, a Fonte de Trevi em Roma, onde é ponto de visitação por turistas do mundo inteiro. Fonte de Trevi, na Itália.

Observação: Foto da Fonte do Queimado, no Largo do Queimado em Salvador.
Fonte: Texto e foto extraídos da Monografia - Fontes de Salvador: Apogeu e Decadência, Maria Luiza Rudner