Mosteiro dá acesso a livros raros pela internet

O Mosteiro de São Bento da Bahia, o primeiro erguido pelos beneditinos na América Latina, agora disponibiliza via internet o conteúdo integral de 20 obras datadas dos séculos XVI a XIX, que integram o acervo de mais de 20 mil livros raros da instituição. Os livros disponíveis foram digitalizados através de um projeto que obteve financiamento do Fundo de Cultura do Estado da Bahia. O site é www.saobento.org/livrosraros

Fundada em 1582, a Biblioteca do Mosteiro de São Bento da Bahia reúne um acervo bibliográfico considerável, tanto no que se refere a quantidade de volumes, como no que diz respeito a qualidade do acervo, que dispõe de obras escritas nas mais variadas línguas, abrangendo as diversas áreas do conhecimento.

O valioso acervo acumulado e conservado ao longo de mais de quatro séculos de existência conta com uma notável coleção de obras raras dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX (são manuscritos, iluminuras, livros, documentos históricos, cartas, testamentos, mapas, desenhos e plantas de arquitetura, partituras musicais), tornando a Biblioteca do Mosteiro uma das mais importantes do país. A preocupação de preservar o legado cultural ao longo da história sempre foi uma característica dos mosteiros beneditinos.

Foto de E.Corbero
Mosteiro de São Bento, Avenida Sete de Setembro, 1 (Largo de São Bento), Centro.
Telefones: 2106.5200/ 3321-8850

Fonte: Guia do Ócio