Pesquisa dimensiona empregos gerados pelo Turismo

18 mil estabelecimentos serão entrevistados

O que é
O Ministério do Turismo, por meio de um Acordo de Cooperação firmado com o Ipea, patrocina um conjunto de estudos relativos ao emprego no turismo, entre os quais está inserida esta pesquisa. O seu início está previsto para o dia 30 de janeiro de 2010 e terá duração de seis meses.

É uma pesquisa feita por telefone, em cerca de 18.000 estabelecimentos que operam nas atividades de Alojamento, Agências de Viagem, Transportes (subdividido em Transporte aéreo, Transporte terrestre interurbano e Outras modalidades de transportes), Alimentação, Auxiliar de Transportes, Aluguel de Transportes, Cultura e Lazer, distribuídos em todos os estados e no Distrito Federal.

O objetivo é conhecer a proporção de turistas e residentes atendidos nessas atividades, em cada estado. Essa informação é essencial para conhecer a importância socioeconômica do setor turismo, em especial, a geração de empregos pelo setor.

Para que serve
Os resultados desse levantamento, combinados com dados de fontes do Ministério do Trabalho e Emprego e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, permitem saber o número de ocupações geradas em decorrência do turismo, no Brasil e, assim, conhecer melhor a dimensão e características da mão de obra do setor turismo.

Esses números são importantes para o governo e envolvidos com o setor turismo, como empresas privadas, instituições de ensino e apoio. Além de aprofundar o conhecimento sobre esse setor, fornecerão indicações objetivas de como o poder público deverá atuar para contribuir com o desenvolvimento do turismo no Brasil. São relevantes também para a capacitação profissional, já que a competitividade no turismo é influenciada pela qualidade de sua mão de obra.

Essa pesquisa vai atualizar os resultados de pesquisa semelhante realizada entre dezembro de 2004 e junho de 2005, captando as mudanças ocorridas tanto na oferta de serviços, como nos hábitos de consumo da população.

Sigilo
Os resultados dos estudos não serão individualizados e sim apresentados em estatísticas globais. A privacidade do estabelecimento e o sigilo das informações fornecidas estão garantidos.

Contatos
Para segurança dos entrevistados e, no caso de qualquer esclarecimento adicional, pode ser feito contato com a coordenação da pesquisa, em Brasília, pelo e-mail ipea.turismo@ipea.gov.br ou pelo telefone (61) 3315.5555. A ligação pode ser a cobrar, de segunda a sexta-feira, entre 9h e 16h.

Pesquisa inovadora
A metodologia concebida pelo Ipea para dimensionar o emprego no turismo, utilizando os resultados dessa pesquisa feita em estabelecimentos que operam em atividades do turismo para conhecer a proporção de turistas e residentes atendidos, por estado, é reconhecida pela Organização Mundial do Turismo como exemplo de boas práticas em estatísticas sobre a importância socioeconômica do turismo.

Conceitos utilizados na pesquisa

Turista
- pessoa procedente de outra cidade (ou de fora da região metropolitana, quando for o caso) vinda a passeio, a trabalho ou outro motivo e que utiliza um serviço do estabelecimento pesquisado; ou

- pessoa residente na cidade que utiliza o serviço de agências de viagem, aluguel de transportes ou transporte rodoviário interurbano para a realização de uma viagem.

Estabelecimento
Trata-se exclusivamente do estabelecimento com o CNPJ constante do cadastro e não da empresa como um todo.

Alta e baixa temporada
São os meses em que a proporção de turistas é maior ou menor e não os meses em que o número de clientes do estabelecimento é maior ou menor (em alguns casos, pode haver coincidência dos dois resultados).

Metodologia
Selecionou-se uma amostra de 18,5 mil estabelecimentos, distribuídos em todos os estados e no Distrito Federal, que operam nas atividades de Alojamento, Agências de Viagem, Transportes, Alimentação, Auxiliar de Transportes, Aluguel de Transportes e Cultura e Lazer. Os estabelecimentos estão divididos em três categorias, de acordo com o número de empregados declarados na última RAIS.

Tendo em vista sua abrangência territorial, a pesquisa será feita por telefone, pela empresa Apoio 3 Comunicações, selecionada por meio de licitação pública.

Após verificar os dados cadastrais dos estabelecimentos selecionados, será aplicado o questionário, destinado a conhecer a proporção de turistas e residentes atendidos nessas atividades, em cada estado e em cada mês.

Com base nos resultados dessa pesquisa, serão definidos coeficientes de demanda turística para as atividades mencionadas, em todos os estados. Esses coeficientes, combinados com dados de outras fontes como a Relação Anual de Informações Sociais –RAIS, do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, e a Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar – PNAD, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, permitirá estimar o emprego formal e a ocupação informal nessas atividades.

O que é o Ipea
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea é uma fundação pública federal, vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Suas atividades de pesquisa fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros. Os trabalhos do Ipea são disponibilizados para a sociedade por meio de inúmeras e regulares publicações e seminários.

Fonte: Ministério do Turismo